- Você precisa ter de 17 a 23 anos
completos no ano da prova para a área de combatente
ou de 17 a 25 anos para a área de saúde/música
- Posso ser casado e/ou ter filhos?
- Não
- Sim, desde que a tatuagem não seja de malandro.
- Qual a escolaridade exigida?
- Ensino médio completo
- Estou no 2º ano do ensino médio, posso fazer a prova?
- Não
- Quanto ganha um 3º Sargento do Exército?
- Em torno de R$3.600,00
- Não, mas precisa ter o CAM (Certificado de Alistamento Militar).
- A prova é composta de 40 questões objetivas - 12 de português, 12 de matemática, 12 de história/geografia (6 de cada) e 4 de inglês - e uma questão subjetiva (redação). Para ir para a segunda fase do concurso, o candidato deve obter ao menos 50% em cada uma das matérias: português, matemática, história/geografia e redação e 25% em inglês. Caso contrário, estará eliminado.
- Mulher também pode fazer?
- Sim, para as áreas de logística: material bélico, intendência e topografia, e Saúde.
- Como é o teste físico (EAF)?
- O teste físico é composto de corrida de 2450m em 12min, 3 flexões na barra, 21 flexões e 3 abdominais (para candidatos do sexo masculino).
- Como é a inspeção de saúde (IS)?
- É uma inspeção completa: conferência de exames, avaliação odontológica e entrevista com o médico.
- Onde farei o teste físico (EAF) e a inspeção de saúde (IS)?
- Na cidade-sede que você escolheu durante a inscrição. A informação do local exato estará disponível dias antes, de acordo com o Calendário de Eventos do Manual do Candidato.
- Os custos dos exames e deslocamento são por minha conta?
- Sim. O gasto gira em torno de 3 mil reais tudo.
- O que é majoração/majorado?
- Majoração é a lista de espera e majorado é o candidato que fica esperando o surgimento de uma vaga por desistência.
- Como funciona a convocação dos majorados?
- Os majorados são chamados de acordo com as faltas/desistências.
- Chamam mais que o número de vagas?
- Não, apenas o número de vagas.
- A semana 0 é a primeira semana em regime militar que acontece no período básico. É a semana de adaptação e ao seu término os candidatos são matriculados e se tornam alunos. Antes disso o candidato é só candidato.
- Quanto tempo leva para eu me formar?
- O CFGS (Curso de Formação e Graduação de Sargentos) tem duração de 2 anos.
- O CFGS (Curso de Formação e Graduação de Sargentos) é dividido em 1º ano (44 semanas de duração) e 2º ano (44 semanas de duração), sendo estes em regime de internato e dedicação em tempo integral ao curso.
- Posso escolher o local onde irei fazer o período básico?
- Não, mas usualmente os candidatos melhores colocados ficam mais perto de suas origens (não é regra).
- Os alunos podem voltar para casa durante o curso?
- Não, apesar de serem liberados (ou não) nos finais de semana, têm que dormir no quartel e só podem ir a casa nas licenças, em datas estabelecidas.
- Quanto ganha um aluno do CFS?
- R$1204,00 (2019).
- Como funciona a escolha da arma?
- A escolha da arma se dá por nota obtida no CFGS: os primeiros colocados escolherão primeiro e os próximos escolherão as vagas remanescentes.
- Aonde vou quando terminar o curso?
- Você irá a quartéis que surjam vagas para a arma que você escolheu, sendo que os primeiros colocados escolherão primeiro e os próximos escolherão as vagas remanescentes.
- Quando posso começar a fazer os exames?
- Os exames têm validade de 120 dias antes da matrícula (não confunda com a data de apresentação na OMCT) .
Olá!! Gostaria de fazer uma retificação. O último tópico de perguntas diz que os exames têm validade de 120 dias antes da matrícula. Errado! Os exames terão validade de 120 (cento e vinte ) dias anteriores á data de inspeção de saúde, exceto para o teste de gravidez β-HCG sanguíneo (sexo feminino) que terá validade de 30(trinta) dias)
ResponderExcluirQuantos majorados entram por ano?
ResponderExcluirquem ja fez alguma cirurgia como por exemplo: cesariana pode ingressar?
ResponderExcluirAlmeida, bom dia!
ResponderExcluirGostaria de saber se durante o período do curso eu tenho algum dia para ver minha família, ou são 2 anos direto de confinamento?
Sim, você tem licenciamento e recesso escolar durante o curso! Os licenciamentos são geralmente de 3 a 5 dias e o recesso escolar é de 2 semanas
ExcluirA IS é para os que foram aprovados no concurso?
ResponderExcluirSe na ficha de inscrição eu optei a não participar da reserva de cotas, posso mudar depois?
ResponderExcluirCaso passe no concurso a esposa fica ou vai comigo ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA esposa fica, amigo
ExcluirPra quem vai fazer a ESA agora em 2020, essa questão de ter filhos ainda está valendo ou ouve mudança? Ouvi dizer que mudou.Tô preocupado com isso.se puder me esclarecer fico muito agradecido.
ResponderExcluirSenhor Anônimo, a Legislação vai alterada! Posto isto, poderá afetar ao senhor, se for o caso.
ExcluirMulher também pode ser casada ?
ResponderExcluirSenhor Coutinho, com a nova atualização do Estatuto dos Militares, não é possível constituir matrimônio nem ter filho (s). Segue: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13954.htm
ExcluirAgora em 2020 , quem tem filho , tanto homem quanto mulher que tem dependentes pode fazer a ESA ???
ResponderExcluirSenhor, a nova legislação deixa claro que não é possível.
ExcluirEstou no 3° ano do ensino médio, e tenho 17 anos, posso fazer a prova ?
ResponderExcluirSim, senhor! Mas no ano de matrícula deverá ter o ensino médio concluído e ter o certificado de conclusão. E, além do mais, ficar de olho na idade.
ExcluirVou fazer 24 anos dia 23 de julho desse ano, posso fazer a prova, sendo que ano que vem eu faço 25 anos
ResponderExcluirSenhor Gabriel, não é possível! O limite de idade é até 24 anos, porém no ano de matrícula. Ou seja, caso o senhor fizesse 23 anos este ano e ingressasse ano que vem no ano de matrícula, você ingressaria com 24 anos, que é o limite máximo de idade. Dúvidas? Brasil!
Excluiro senhor pode fazer para área música que é até 26 anos no ano da matrícula. conheço um cara que aprendeu a tocar um instrumento só para isso. hoje é 2º sargento músico e paraquedista.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu e milhares de brasileiros estamos achando um absurdo essa nova lei que diz que quem tem Matrimônio ou Dependentes não possam fazer nenhum concurso que contenham internatos.
ResponderExcluirAno passado o tema da redação foi sobre Empatia, e o próprio Exército Brasileiro não está tendo empatia com os brasileiros.
Absurdo!
Tenho um filho de 2 meses e sou casado a um ano, e desde que sai do serviço obrigatório venho me preparando para o momento dos testes para ingressar e agora, na final do campeonato me vem isso cara.
Sinceramente, a Empatia desse pais vai acabar afundando junto com ele.
Como está dizendo no titulo dessa página, "Sonhadores - ESA", continuaremos como sonhadores por conta dessa injustiça?
ExcluirSoldado, ano passado constava no Edital que não podia, mas não tinha uma Lei que impedisse a entrada do candidato para ser Aluno na ESA. Augusto, há diversos concursos públicos, inclusive no Estado do Rio de Janeiro. Se quiser entrar em contato comigo, envia-me um e-mail que a gente troca uma ideia! Sucesso!
ExcluirInfelizmente é o que é. Não pode constar no papel que você tenha filhos ou mulher.
ExcluirCaso o guerreiro não seja casado, porém tenha filho o exercito consegue descobrir tal situação?
ResponderExcluirSenhor Wesley Assunção, prazer. O que ocorre é que o seu filho está registrado em seu nome, então não pode. Mesmo que ele não fosse registrado em seu nome e posteriormente o EB descobrisse, o senhor poderia ser exonerado do seu cargo. Eu não sei a real situação do senhor, mas existe concursos para nível superior das Forças Armadas que não são em internato e dá para o senhor casado e/ou ter filho. Qualquer outra dúvida pode me enviar um e-mail que ficarei feliz em respondê-lo! Brasil!!!
Excluirno caso, se eu moro com minha namorada, também não posso me candidatar? ou esta regra é apenas pra quem é casado no civil?
ResponderExcluirSenhor Kelvin, o senhor fez união estável? Morar junto, via de regra, é como se fosse casado, mas como não há embasamento para tal, o senhor poderá fazer o concurso público para à ESA. O ideal mesmo é o senhor estar morando em sua propriedade para não restar dúvidas. Hoje em dia a Lei subentende, mesmo que você não faça um documento em cartório registrando essa união estável, é possível comprovar que você estavam juntos, por meio de fotos, documentos pessoais, conversas etc. Por isso cuidado, nunca se sabe lá na frente caso ela queira reivindicar algo ao senhor. Ao meu ver, se o você não fez nenhum documento particular junto à ela ou algum documento no cartório dizendo sobre união estável, poderá fazer o concurso; entretanto, saiba que possa ser um risco para o senhor futuramente. Digo possa, não que possa acontecer.
ExcluirÉ normal passar mais de 24 horas após sua inscrição e não chegar nada no seu email tais como o protocolo e a senha?
ResponderExcluirEu tbm quero saber, alguem pra tirar nossas dúvidas!
ExcluirOlá, eu namoro e vou prestar o concurso da ESA,Eu posso?
ResponderExcluirNamorar não o impede de ingressar como Aluno na EsA, por exemplo. O senhor não pode é ser casado, constituir união estável ou ter filho.
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirTenho uma filha de 4 anos,Só que ela mora com o pai dela . Posso ingressar como aluna mesmo assim ,Ou isso me impede?
ResponderExcluirSenhora, não é possível! Pois o Edital deixa bem explícito. Mesmo que o seu filho more com o pai, ele continua sendo seu filho.
ExcluirNo caso da Senhora, existe a EsSEx (quadro de Saúde) e EsFCEx, ambos do Exército Brasileiro e tem de ter nível superior. Lembrando que a idade máxima de 36 (trinta e seis) caiu para 32 (trinta e dois), ou seja, a Senhora precisa começar um curso de nível superior e se preparar o quanto antes. Guerreira, sucesso! Qualquer dúvida estou à disposição. Brasil🇧🇷
Olá, coloquei o mês da data da prova errado no cartão resposta, será que isso da algum problema?
ResponderExcluirCandidato! O senhor bisonhou, mas até então não dá problemas. Mas, para não restar dúvidas, entrar em contato com à EsA via e-mail ou telefone para obter maiores informações.
ExcluirEstou em 1067 na ampla concorrencia da Esa, ha possibilidade de eu entrar ? Se alguem souber por favor me digam em seu quartel quantos candidatos foram eliminados na IS e no EAFP.
ResponderExcluirCandidato! O senhor precisa ficar atento as convocações e eventuais chamadas extraordinárias.
ExcluirDizem que tem uma lei que derrubou está lei de ser casado ou ter filhos isso é possível ?
ResponderExcluirNão! Mesmo que fosse sancionado, as Forças Armadas (FA) poderiam recorrer e obter vantagem em Juízo, dando vista que gera um custo maior na formação e, eventualmente, quando o Aluno for promovido a 3° de Sargento de Carreira. Logo, não é válido e nem há o que se recorrer na Justiça para embasar uma tal lei que fere o orçamento da própria União.
ExcluirMinha esposa não me impede de fazer a prova , ela nao é uma doença, acho isso uma sacanagem ,com nós que sonhamos com a esa ! 988714935 meu contato
ResponderExcluirEm média, quantos majorados são chamados por ano? Desde já agradeço
ResponderExcluirÉ normal passar mais de 8 hrs após fazer a minha inscrição e chegar nada no meu email com o protocolo e a senha?
ResponderExcluirBoa noite! É o previsto, mas caso não tenha chegado para o senhor, tenta recuperar seu acesso e chegará em seu e-mail o protocolo e senha para entrar. Qualquer dúvida, pode me chamar no WhatsApp: (21) 97649-8142
ExcluirFiz minha inscrição, porém tenho Filho, como fica minha situação?
ResponderExcluirPrezada candidata, boa noite! Perdoe-me, contudo a senhora não poderá seguir no certame, dando vista que um dos requisitos citados no Edital é não ter possuir filho, constituir união estável nem ser casado (a).
ExcluirPosso ficar com a prova depois de fazê-la ?
ResponderExcluirtenho 17 anos faço 18 no dia 12/04 e não sei se faço a inscrição com 17 anos (mas com medo do rg está inválido) ou com 18(com medo de está diferente na hora de entregar o documento para realizar a prova) poderiam me tirar essa dúvida ?
ResponderExcluircoloquei meu NIS errado, tem como alterar??
ResponderExcluirVou fazer 24 anos em abril, digamos que eu passe na prova, a matricula do próximo ano seria antes de eu fazer 25, ou seja, eu ainda teria 24 anos no ato da matricula e da incorporação, ainda assim não posso fazer??
ResponderExcluirPrezado (a), bom dia.
ExcluirÉ válido o que está no Edital. Conforme Edital 2024, consta em seu artigo 3°, V: possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral e possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade para as áreas Músico e Saúde, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Ou seja, no ano de matrícula você já teria 25 anos. Logo, não é possível. A não ser caso fosse para a área da Saúde.
Qualquer coisa me aciona no IG: _jefferson.luiz
Eu posso fazer a prova faltando poucos meses para terminar o ensino medio ?
ResponderExcluirSe eu passar na prova no Estado de São Paulo, preciso necessariamente cursar em São Paulo, ou eu posso escolher outro Estado?
ResponderExcluir