Principais Erros dos Candidatos

       1. Perder tempo se lamentando


Poupe as lamentações e foque nos resultados a serem alcançados. O que passou não dá para voltar atrás.

       2. Venerar apostilas e cursinhos preparatórios

As apostilas e cursinhos podem ser bons, mas não são tudo o que há. Se quer assegurar um bom rendimento na hora da prova, é bom que você vá além e estude por tudo o que encontrar, não se limitando aos materiais e exercícios propostos pelas apostilas/cursinhos. Há quem saia por aí "ostentando" cursinhos preparatórios...
Além disso, cursinho preparatórios que ofereçam "vibração extra", como ficar aprendendo coisas de militarismo, ordem unida e até fazendo acampamentos, não são recomendados, devido à alta taxa de reprovação desses cursos. Geralmente, os candidatos mais vibram que estudam. 

       3. Achar que as provas anteriores são tudo o que há


Sim! Tem pessoas que acham que se fizerem todas as provas anteriores estarão preparadas, mas não sabem que aquelas questões têm uma possibilidade bem pequena de caírem do mesmo jeito. No entanto, as provas anteriores devem ser respondidas para que se perceba o jeito da prova e o que já caiu ou não caiu. 

     4. Acreditar em simulados


Esse é um erro muitíssimo comum entre os candidatos. Os simulados, em sua maioria, são elaborados com questões anteriores da banca ESA ou de quaisquer outras bancas. Apesar de serem uma boa oportunidade para treinar o tempo que é gasto na prova por você, não devem ser tomados como base para a sua aprovação. Você pode fazer 20 simulados e pode não ter nem uma questão parecida com as que virão em sua prova.

     5. Acreditar em Papai Noel


Deixar de estudar por achar a prova virá fácil ou virá no mesmo nível do ano anterior pode ser uma aposta bem ousada. Não se esqueça de que você pode estudar um assunto todo, mas se não souber aquela questão que cairá em seu exame, não adiantará nada. Estude com seriedade e não se engane!

     6. Não estudar todos os assuntos do edital


Há quem estude somente os assuntos que "mais caem". Isso é um tipo de estratégia suicida, sem sombra de dúvidas. Pode ser que assuntos que nunca caíram antes caiam justamente no ano em que você está fazendo a prova...
Àqueles que querem garantir a vaga, é mais que essencial estudar todos os conteúdos, não jogar na mega sena.

     7. Achar que já sabe o suficiente


Mesmo que você estude por muito tempo, sempre terá algo novo para aprender. Acostume-se com isso. Aprenda, revise, revise, revise e revise até o dia da prova!




4 comentários: